Com presença de bicampeão olímpico, Arena da Amazônia inaugura museu olímpico

Espaço, inaugurado inicialmente com 10 mil peças de coleção, projeta ser referência mundial. Lançamento teve presença do inglês Sebastian Coe, além do doador, Roberto Gesta

Foi inaugurada nesta segunda-feira, na Arena da Amazônia, a Galeria Olímpica, museu do esporte internacional montado com o acervo de coleção do presidente da Confederação Sul Americana de Atletismo (Consudatle), Roberto Gesta. O evento foi uma avant premiere do espaço, que deve ser aberto ao público nos próximos meses.

A cerimônia de abertura do museu foi acompanhada pelo presidente da associação de federações de atletismo e bicampeão olímpico nos 1500 metros (Moscou 1980 e Los Angeles 1984), o inglês Sebastian Coe, que fez a inauguração simbólica do espaço, a convite de Roberto Gesta.

Ao todo, são cerca de 10 mil peças, entre livros, medalhas e tochas olímpicas, além de artigos diversos que remetem ao esporte, indo desde peças com 2.500 anos, passando por armadura da idade média, até o mascote da última Olimpíada, a Rio 2016, por exemplo.

Espaço tem 10 mil peças de coleção — Foto: Marcos Dantas

Espaço tem 10 mil peças de coleção – Foto: Marcos Dantas

Todo o acervo foi cedido pelo presidente da Consudatle, Roberto Gesta, que é um dos maiores colecionadores deste tipo de artigo no mundo. Ele explica que a parte do museu que foi inaugurada é apenas uma degustação, e o espaço completo terá 70 mil peças à disposição do público.

– Isso é o que vale na vida. Compartilhar e ter a oportunidade de mostrar a história do esporte, aliada à cultura e aos fatos que mudaram a humanidade. Temos uma biblioteca com 8 mil volumes, com obras muito antigas, dos séculos XV e XVI, até atualmente, que será aberta a pesquisadores, para que a gente possa transformar esse espaço numa universidade do esporte, que não existe no Brasil. Será um espaço onde poderemos conquistar o mundo – disse.

Espaço tem desde artigos de 500 anos A.C. até símbolos da última Olimpíada, disputada no Rio de Janeiro — Foto: Marcos Dantas

Para Sebastian Coe, o museu será responsável por despertar nos atletas do futuro o amor pelo esporte por meio da história.

– É uma máquina do tempo, e uma das mais importantes, porque os mais jovens, mais especificamente aqueles que já são envolvidos com o esporte, ou mesmo aqueles que não são, virão aqui e vão se inspirar. Eles irão conhecer os heróis do passado, entender a história do esporte e os desafios que eles venceram – vislumbra.

Museu completo e entrada grátis para amazonenses

O titular da Secretaria de Estado de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Caio André, revelou que a abertura do museu, mesmo ainda sem todo o acervo à disposição, aconteceu para a aproveitar a presença das autoridades das confederações de atletismo da América do Sul, que estavam em Manaus para eleger o novo presidente da Consudatle, e que a partir do mês que vem o espaço será preparado para receber o público.

Itens raros foram cedidos pelo colecionador Roberto Gesta — Foto: Marcos Dantas

Itens raros foram cedidos pelo colecionador Roberto Gesta – Foto: Marcos

Os amazonenses terão entrada gratuita no museu, enquanto turistas pagarão, assim como já acontece no Teatro Amazonas. A versão completa do museu, com 70 mil peças em exposição, no entanto, ainda não tem previsão de lançamento.

– Para todo o povo do Amazonas, o espaço será inteiramente grátis, para as pessoas de fora será cobrado um valor simbólico. Sobre museu completo, o projeto está sendo montado para ser o museu mais importante do olimpismo no mundo. O projeto vai ser apresentado pelo Governo Estadual ao Governo Federal, para que busquemos recursos e realizemos. Ainda não há previsão de abertura do museu completo, mas essa parte inaugurada hoje deve começar a receber o público após o carnaval – projeta.

Amazonenses terão entrada grátis no museu — Foto: Marcos Dantas

Amazonenses terão entrada grátis no museu – Foto: Marcos Dantas

Espaço também tem artefatos que remetem à história do esporte na antiguidade — Foto: Marcos Dantas

Espaço também tem artefatos que remetem à história do esporte na antiguidade – Foto: Marcos Dantas